Closet organizado, mais fácil do que você imagina
- karina Lara

- 25 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Ter um dos espaços que mais utilizamos no dia a dia organizado é uma delícia! Usar estratégias a favor da nossa rotina é um hábito transformador e pode ser desenvolvido e fortalecido com passos simples.
Quando o assunto é closet/armário, sempre aconselho que algumas etapas sejam seguidas.
Comece selecionando e analisando tudo o que você tem - é aqui que entra o famoso “desapego”. Coloque em cima da cama para visualizar cada uma de suas peças. Com isso, tente entender o que elas realmente representam para você e se vale a pena mantê-las em seu armário. Você pode criar três grupos distintos: “itens que ficam”, “não são mais úteis – doação ou descarte” e “precisa de conserto”. Te garanto que essa fase de tirar tudo do armário e refletir um pouco sobre o que costumamos guardar desnecessariamente é uma ótima forma de começar a organização - sem contar que abre espaço para coisas novas!

O segundo passo depende dos estilos e hábitos de cada um: categorização. Algumas pessoas preferem separar suas roupas pelas ocasiões de uso, como roupas de ficar em casa, de trabalhar, de sair etc. Já outras preferem unir os tipos de peça: todas as camisetas, todas as saias, todos os vestidos e assim vai… Outras ainda são fãs das cores: peças pretas, peças brancas, peças vermelhas. Não tem certo ou errado, realmente varia conforme sua preferência. Acho interessante pensar sobre o que realmente vai funcionar para você. A organização é uma aliada: ela deve facilitar e deixar tudo mais prático, e não dificultar!
A terceira fase é dedicada ao armazenamento. É muito importante analisar o espaço disponível: o que você usa mais deve ficar na frente, enquanto o que você usa menos deve ficar para trás. Se puder pendurar, pendure! Pendure o máximo que der! Facilita a visualização, amassa menos e é mais simples de entender o que combina com o que. Caso você não tenha muito espaço para pendurar suas peças, priorize as roupas leves e finas nos cabides, como peças de seda!

Para dobrar as peças, é bastante interessante usar um gabarito, assim fica tudo do mesmo tamanho, o que facilita a organização. Camisetas, tricôs e calças jeans.
são boas peças para ficarem dobradas caso não haja espaço suficiente para perdurar. E assim como nos cabides, deixe à frente e na altura dos olhos as peças que você usa mais!
Uma coisa bem legal de fazer é identificar os nichos e gavetas. A identificação do que deve ficar guardado em cada lugar fica a seu critério e etiquetas discretas são uma boa opção! Lembre-se: q
uem faz a organização da sua casa nem sempre vai se lembrar de cada detalhe por isso não custa nada deixar os espaços sinalizados.
A próxima etapa é a manutenção, que requer disciplina e foco para manter tudo alinhado e funcionando. Caso não seja você quem cuida das suas roupas e as guardam no dia a dia em seu closet, explique para a/o responsável, assim, a organização se mantém! A sinalização ajuda bastante nesse processo, viu? É uma boa dica! Acredito que esse processo só funciona se a organização inicial tiver sido feita de forma funcional, ao contrário se torna algo insustentável.
Por fim, não se esqueça de curtir e aproveitar o seu closet/armário! É tão bom estar com tudo alinhado e bem organizado, não é mesmo?
Resumindo:
Seleção e desapego
Categorização
Armazenamento
Identificação dos nichos
Manutenção
Lembre-se: se tem mais de uma pessoa morando na casa, nem todos os cômodos devem ser organizados da mesma maneira! Um morador pode preferir organização por cores; outro por tipos. A organização é um processo individualizado e varia conforme as necessidades de cada um, então tente entender quais são as suas prioridades e criar um sistema simples, porque se não facilitar o seu dia, a organização foi feita de forma errada!
Meu nome é Karina Lara e eu estou aqui te ajudar a ter mais tempo e leveza na sua vida e praticidade em sua casa.




Comentários